Indústria petrolífera

A ventilação na indústria petrolífera e de gás representa um desafio real devido aos hidrocarburantes serem uma importante fonte de carbono e gases tóxicos.

Com uma legislação mais rigorosa para exploração desses recursos, que representam quase 2/3 da energia mundial, os produtores devem aperfeiçoar seus sistemas de ventilação.

O risco para os gases e líquidos voláteis é de asfixia, incêndio ou de explosão, devido a maior parte destes elementos serem inflamáveis, explosivos e tóxicos. Em consequência, a atmosfera da indústria petrolífera é classificada como explosiva (ATEX) e os sistemas de ventilação devem, absolutamente, estarem de acordo com a norma ATEX.

Uma atmosfera é dita explosiva (ATEX) quando as condições estão reunidas para produzir uma explosão : mistura com o ar de uma substância inflamável em proporções tais que todas as fontes de inflamação de energia suficiente (etinceles, arcos elétricos, etc) produzirá, inevitavelmente , uma explosão.

Os ventiladores ATEX são sempre utilizados quando gases ou poeiras combustíveis, ou explosivas, aparecem dentro de um processo onde o fluido de transporte e/ou o meio ambiente do ventilador apresenta estas propriedades.

SEAT VENTILATION propõe uma gama completa de ventiladores em versão ATEX, Zona 2, Categoria 3G, conforme a diretiva 2014/34/EU, realisados em polipropileno antiestático. Com um baixíssimo nível de ruído e grande economia de energia, nossos ventiladores ATEX são especialmente criados para zonas que apresentem riscos de explosão. Numerosas aplicações exigem os ventiladores ATEX. Frequentemente, os instaladores não estão conscientes do risco que representam estes meios explosivos e utilizam, erradamente, ventiladores comuns.


Galeria de fotos